PEDRA VERSUS PEDRA

Textos da Autoria de José Rosa Abreu Vale Data quarta-feira, 23 de março de 2011 0 comentários


O Clube de Xadrez de Aracati, coordenado por Laércio Rodrigues e Mateus de Freitas, desenvolve na escola Beni Carvalho, o projeto “Xadrez na Escola: uma ferramenta pedagógica”. O clube tem o apoio do diretor da escola, o professor Hélio Rodrigues, e conta com a parceria da FVJ mediante duas bolsas de estudos concedidas aos dois coordenadores que são alunos de Educação Física e Letras e atuam como  monitores das aulas de xadrez.

O projeto tem por objetivo melhorar o desempenho escolar dos meninos, além de diminuir a repetência e a evasão. Visa também desenvolver neles habilidades múltiplas e moldar a evolução harmoniosa de suas potencialidades. As atividades são desenvolvidas ao longo da semana, em horários adequados, para alunos nas faixas etárias de 07 a 10 e de 11 a 17 anos de idade.

Parâmetros de observação corretamente aplicados possibilitam avaliar o desempenho das crianças e adolescentes quanto ao nível de assimilação dos conhecimentos técnicos do enxadrísmo, assim como dos valores sócio-afetivos próprios do desenvolvimento da pessoa: assiduidade e pontualidade; solidariedade; responsabilidade; empenho e participação; autonomia; interesse; trabalho em equipe; raciocínio lógico-matemático, curiosidade científica; respeito pelas opiniões alheias; cumprimento das regras de convivência e segurança.

Por falar em convivência e segurança, foi possível constatar, em rápida conversa com alguns membros do Clube de Xadrez – Ivan Silvério, Cláudia Feitosa, Luis Feitosa, João José Monteiro Lima -, a importância que atribuem ao projeto Xadrez na Escola como fator de prevenção ao consumo de drogas por parte de crianças e adolescentes.  Aracati, como outras cidades do interior cearense, assiste com apreensão o crescimento do consumo de crack, que se vende sob a forma de pedras.

O projeto oferece à escola algo de vivo capaz de opor-se às pedras da sustância química (crack) que confunde o espírito, amolece o corpo e distorce os gestos daqueles que a consomem. Contra as pedras de crack a escola propõe as peças de xadrez que podem ser chamadas pedras. Pedras que se articulam em um jogo inteligente e vital propício ao bom desenvolvimento da mente e da personalidade.

0 comentários PEDRA VERSUS PEDRA

Postar um comentário